CefalÉia, Enxaqueca, MigrÂnea

Também conhecida como Cefaléia, quando é crônica costuma-se ser chamada de Enxaqueca ou Migrânea. Muitas vezes vêm acompanhada de enjôos, focos luminosos, intolerância à luz (fotofobia) e ao som, dores na região cervical. Algumas pessoas também sentem dores nos braços e mãos, enjôos e geralmente sofrem desses quadros no período de repouso noturno.

Os neurologistas as classificam de acordo com os sintomas que acompanham a dor de cabeça e direciona seu tratamento à utilização de drogas analgésicas, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

Os relatos dos pacientes que convivem com a enxaqueca são muito parecidos, quase todos sofrem dessas dores há muitos anos, ingerem medicamentos que depois de determinado tempo não fazem mais efeito e mudam a outro medicamento. Muitos não têm outra solução a não ser fechar-se em um quarto escuro e dormir para poder enfrentar essa crise de dor.

Para explicar sua causa, os médicos utilizam as hipóteses de que poderiam ser hereditárias, emocionais, tensionais, hormonal ou gerada pelos maus hábitos alimentícios.

A realidade nos mostra que a medicina atual não consegue interpretar como e por quê surgem esses quadros clínicos tão fortes sendo que os exames que solicitam aos pacientes têm um resultado normal.

Estamos convencidos através da nossa experiência de mais de 10 anos com pacientes diagnosticados com Enxaqueca e estavam nessa situação, que essas dores eram provocadas por alterações funcionais que geram contraturas e fadigas em alguns músculos. Por isso que agora se fala tanto da dor de cabeça tensional. Os músculos são tensionados e isso acaba provocando a enxaqueca.

Do ponto de vista funcional, para diagnosticar e classificar a enxaqueca, precisamos conhecer a região da cabeça que dói e o exame da musculatura afetada.

Identificamos para isso três regiões:

1. Região Frontal, a parte anterior e superior.
  2. Região Parietal, a parte lateral.
  3. Occipital, a parte posterior e inferior.

As dores nas regiões 1 e 2 se confundem, já que o músculo afetado é o temporal que está localizado lateralmente. A dor e espasmos muscular aparecem somente na região anterior do mesmo, situação muito mais fácil de interpretar pelo auto-exame, apalpando os músculos com as mãos.

A função temporal está relacionada com a oclusão e os pequenos movimentos laterais. Para entender mais facilmente, coloque as mãos na região onde sua mandíbula se une ao crânio e morda ou ranja os dentes, você vai poder identificar os músculos e entender melhor como trabalham.

Agora imagine que estes músculos estão constantemente tensionados e se isso, por exemplo, acontece por um período prolongado do sono é provável que você amanheça cansado porque em vez de descansar esteve contraindo esta musculatura ao raspar ou ranger os dentes de forma inconsciente.

Os dentistas, conscientes desta situação que denominamos bruxismo, confeccionam placas de uso noturno para interferir nesse “mau hábito”. Na prática, estas placas não funcionam com todos os pacientes e as pessoas a utilizam por algum tempo e depois deixam de usá-las.

A maioria das pessoas demora em relacionar esta causa de origem dentária à enxaqueca ou outro tipo de dores crônicas.  Pois bem. Imagine que você está caminhando com uma pedra no sapato todos os dias, conseqüentemente, não acha que sua cabeça doeria? Se você tem alguma dúvida, faça o teste durante alguns dias. Com esse exemplo em mente, pense no efeito deste bruxismo depois de anos ou décadas.

O importante é saber por quê raspamos os dentes, esta é uma das chaves do nosso trabalho e, portanto:

Sugerimos que você assista os depoimentos de pacientes que, como você, sofriam de enxaqueca. Essas pessoas gentilmente dividem o que sofreram, suas histórias clínicas e como se sentem hoje.