Fibromialgia

Este diagnóstico descreve um quadro clínico que se apresenta com dores musculares em várias regiões do corpo. Podem surgir dores articulares o na pele.

Sua origem é desconhecida e o tratamento médico se resume em combater os sintomas com medicação, massagens, cinesiologia, aplicação de estímulos físicos como calor, frio, ondas eletromagnéticas, hidroterapia, ultrassom, laser e outros. Todos eles ajudam a combater a dor, NÃO CURAM, as dores voltam a aparecer e o paciente deve ingerir mais medicação e/ou realizar mais terapias.

No entanto, há algumas características que nos ajudam a entender este estado um pouco melhor:

1. NÃO SE NASCE com a doença, ela aparece em algum período da vida.
  2. NÃO MATA a não ser que se intoxique com medicamentos ou se suicide.
  3. NÃO É Degenerativa, não aparecem tumores nem esclerose de tecidos.
  4. NÃO É BACTERIANA NEM VIRAL,
  5. AFETA MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES, são os tecidos que concentram mais sintomas.
  6. FADIGA: a maioria dos que sofrem de Fibromialgia relata que dorme mal, não descansa, "deito cansado e me acordo cansado".
  7. ESTRESSE E DEPRESSÃO: conviver com a dor e cansaço diminui a tolerância e deprime. Estresse e depressão são conseqüência e não causa. Alguns pacientes que tratamos e que estão curados relatam que em outro momento passaram por situações estressantes e os sintomas não voltaram a aparecer.

Tratamos e curamos pacientes com diagnóstico de Fibromialgia e acreditamos que suas causas estão relacionadas aos equilíbrios assimétricos e hábitos funcionais como o bruxismo.

A FIBROMIALGIA É UMA DOENÇA FUNCIONAL, caracterizada por dores musculares, fadiga e espasmos ou contraturas. É necessário adotar alguns conceitos para poder interpretar os sintomas e encontrar a causa.

O exame clínico deve ser realizado apalpando a musculatura do corpo, não devendo ser encontrados pontos dolorosos. Se a dor é na cabeça, todos os músculos devem ser examinados minuciosamente para entender qual é a causa da dor. O médico deve realizar com suas mãos um exame clínico mais detalhado e observar mais a postura do paciente: ESCUTAR, EXAMINAR, OBSERVAR E INTERPRETAR.

Tenho certeza que poderemos curar muitos casos mais de Fibromialgia.

Sugerimos que você assista os depoimentos de pacientes que, como você, sofriam de Fibromialgia. Essas pessoas gentilmente dividem o que sofreram, suas histórias clínicas e como se sentem hoje.